• ENIO LUIZ TENÓRIO PERRONE - PSD
  • Vereadores
    VIGÉSIMA PRIMEIRA CÂMARA - 17ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    ENIO LUIZ TENÓRIO PERRONE
Data: 03/05/2018 Hora: 18:09:31
Por: Maycon Morano, assessor de Comunicação Social da Câmara Municipal
Executivo desiste de reduzir horários de PAs depois de pedido dos vereadores

Enviar esta notícia para um amigo

Foto:Comunicação CMPP

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (3), o prefeito municipal de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho, anunciou que não reduzirá o horário de funcionamento dos Prontos Atendimentos (PAs) do Jardim Santana e Cohabão. A desistência da modificação ocorre após várias cobranças dos vereadores prudentinos, uma delas por meio de um Requerimento de Providências aprovado na Sessão Ordinária do dia 23 de abril.

Na última semana, o chefe do Executivo e o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, concederam entrevistas a dois órgãos de imprensa de Presidente Prudente para falar sobre as mudanças que estavam previstas nestas duas unidades a partir do dia 26 de maio. Os vereadores e a comunidade se posicionaram contra estas alterações.

Já nessa quinta-feira, durante sua fala com jornalistas, o prefeito lembrou que "em nenhum momento foi falado em fechamento de PAs". Mas admitiu que o horário seria reduzido para até as 22h. "O que foi cogitado era o horário diferenciado de atendimento dos PAs Santana e Cohab, que passariam a ter um atendimento até as 22h, mas não começaria as 19h, começaria as 17h", ponderou.

O prefeito ainda pontuou que estas mudanças nos Prontos Atendimentos seriam realizadas "para viabilizar a abertura da [Unidade de Pronto Atendimento] UPA da Zona Norte", localizada no Jardim Guanabara.

Entretanto, nessa quinta-feira anunciou que mesmo com a manutenção dos horários dos Prontos Atendimentos, a UPA da Zona Norte será gerenciada pelo Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), que já administra a UPA localizada do Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

Esta, aliás, era a cobrança dos vereadores prudentinos: a continuidade dos Prontos Atendimentos do Jardim Santana e Cohabão, além da abertura imediata da UPA da Zona Norte.

De acordo com o prefeito Nelson Roberto Bugalho, por questões administrativas, já que ainda deverão ser nomeados profissionais aprovados em concurso e dar prazo para que estes tomem posse, a data oficial de inauguração da UPA da Zona Norte, que estava prevista para o dia 26 de maio, foi adiada para o dia 30 de junho.

"A abertura de uma UPA implica num investimento anual de quase R$ 7 milhões. A prefeitura hoje tem dificuldade como todas as outras desse país em arcar com investimento dessa monta. Foi feito estudo comparativo de Prudente com Marília e Araçatuba, que são cidades do mesmo porte. Marília, por exemplo, tem um PA e uma única UPA. Araçatuba tem uma UPA concluída, mas que não esta funcionando; só tem um Pronto Socorro Municipal funcionando. Vejam que Prudente contará com duas UPAs e dois Prontos Atendimentos, sem contar como atendimento estendido [da unidade de saúde] do Humberto Salvador", analisou o chefe do Executivo prudentino.

Relembre

No dia 20 de abril, o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, esteve na Câmara Municipal de Presidente Prudente juntamente com sua equipe técnica para anunciar as mudanças nos horários de atendimentos dos Prontos Atendimentos do Jardim Santana e Cohabão. Atualmente, ambos funcionam de segunda a sexta-feira das 19h às 7h do dia seguinte; e sábado, domingo e feriado por 24 horas. A proposta seria de antecipação do atendimento para 17h e fechamento às 22h.

Assim, na Sessão Ordinária do dia 23 de abril, todos os vereadores da 17ª Legislatura se posicionaram contrários a esta diminuição do atendimento dos PAs. A manifestação foi realizada por meio do Requerimento de Providências Nº 04325/17, assinado por Adão Batista, Alba Lucena, Anderson Silva, Demerson Dias, Elza do Gás, Enio Perrone, Izaque Silva, Geraldo da Padaria, Mauro Neves, Natanael Gonzaga, Wellington Bozo e William Leite.

O requerimento, aliás, foi entregue em mãos ao chefe do Executivo no dia seguinte, 24 de abril. Na mesma data, logo após a reunião com os parlamentares prudentinos, em entrevista para uma emissora de televisão local, a TV Fronteira, Nelson Roberto Bugalho reafirmou a posição de mudança dos horários. "Os PAs funcionam a partir das 19h. Nós vamos antecipar a abertura do PA, que começa a funcionar a partir das 17h, porém ele encerra seu atendimento às 22h", pontuou. "Nós não temos como ter tudo. Infelizmente. Nós gostaríamos de ter condições financeiras de não mudar absolutamente nada e simplesmente abrir a UPA, mas a realidade econômico-financeira do município, de um país como um todo, não nos permite isso", lamentou o prefeito municipal na ocasião. A entrevista pode ser vista neste link: https://globoplay.globo.com/v/6687391/programa/.

Já para o jornal O Imparcial na edição do dia 26 de abril, o secretário de Saúde, Valmir da Silva Pinto, apontou quais seriam os novos horários a partir do dia 26 de maio de 2018. O texto explicou, com informações da Secretaria Municipal de Saúde, as mudanças dos horários nos Prontos Atendimentos que funcionariam estendidos de segunda-feira a sexta-feira. (Confira ao final deste texto a reprodução da matéria do jornal)

Por fim, nessa quarta-feira (2), os vereadores da 17ª Legislatura aprovaram em Sessão Ordinária a realização de uma audiência pública para discutir a reestruturação da rede municipal de saúde, com foco voltado aos Prontos Atendimentos (PAs) do Jardim Santana e Cohabão. A audiência está mantida. Será no Plenário da Casa de Leis, na próxima quarta-feira (9), a partir das 19h30.

Também durante esta sessão, os vereadores receberam cerca de 4 mil assinaturas de munícipes de Presidente Prudente que se declararam contrários às mudanças de horários de atendimentos dos Prontos Atendimentos do Jardim Santana e do Cohabão. Desde total, 1,5 mil foram colhidas pelo padre João Pereira, pároco da Paróquia Bom Jesus de Pirapora, na Vila industrial.

Confira no arquivo abaixo a matéria publicada no jornal O Imparcial do dia 26 de abril, na qual são informados os novos horários dos PAs a partir do dia 26 de maio de 2018.

Arquivos para Download

O Imparcial - 26-04

Reportar erro

Próxima Sessão

Sessão Ordinária


28/05/2018