Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • ENIO LUIZ TENÓRIO PERRONE - PSD
  • Vereadores
    VIGÉSIMA PRIMEIRA CÂMARA - 17ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    ENIO LUIZ TENÓRIO PERRONE
Data: 15/05/2017 Hora: 13:22:46
Câmara homenageia cidadão por participação em atividades cívicas e sociais

Enviar esta notícia para um amigo

Foto:Comunicação CMPP

A 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente outorgará o Título de Cidadão Prudentino ao senhor Marcelo Costilho Jorge, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade no ramo empresarial e em várias atividades cívicas, culturais e sociais.

O Projeto de Decreto Legislativo Nº 07/17, que concede a honraria, é de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Enio Perrone. O texto foi apreciado e aprovado na Sessão Ordinária do dia 17 de abril, em discussão única. A data da solenidade ainda será agendada.

O homenageado é empresário no ramo de transporte de combustíveis e participa de diversas ações comunitárias e sociais: já foi membro do Conselho de Segurança Comunitário; atualmente atua como diretor presidente do Grupo Escoteiro Guayporé; exerce função na Ordem DeMolay como consultor do Capítulo Presidente Prudente 10/655 e da Cavalaria Guardiões do Oeste Paulista; e, ainda, foi eleito presidente da Comissão do Centenário da cidade, nomeado por meio do Decreto Nº 27.699/17. (Por Maycon Morano, assessor de Comunicação Social da Câmara Municipal)

Confira abaixo a íntegra do projeto aprovado e a biografia do homenageado:

Projeto de Decreto Legislativo Nº 07/17

Dispõe sobre a concessão do Título de "CIDADÃO PRUDENTINO", ao Excelentíssimo Senhor MARCELO COSTILHO JORGE em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade de Presidente Prudente, no ramo empresarial e em várias atividades cívicas, culturais e sociais.

Artigo 1° - É concedido nos termos do artigo 1° do Decreto Legislativo n° 46, de 12 de outubro de 1977, o Título de CIDADÃO PRUDENTINO, ao Excelentíssimo Senhor MARCELO COSTILHO JORGE, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade de Presidente Prudente, no ramo empresarial e em várias atividades cívicas, culturais e sociais.

Artigo 2° - A Câmara Municipal entregará em Sessão Solene o diploma correspondente à homenagem referida neste Decreto Legislativo.

Artigo 3° - É reservado ao agraciado lugar de honra nas Sessões Solenes da Câmara Municipal.

Artigo 4° - Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Plenário "Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia", em 29 de março de 2017.

ENIO PERRONE

Vereador-Autor

Biografia do homenageado:

Marcelo Costilho Jorge, nascido em 30 de setembro de 1969 na cidade de Sorocaba/SP, filho de Antônio Carlos Jorge e Cleonice Costilho Jorge. Casado com Cláudia Amaral Costilho Jorge com quem tem 02 filhos, Pamela Amaral Costilho Jorge, de 24 anos e Renan Amaral Costilho Jorge, de 20 anos.

Ainda em Sorocaba/SP, estudou nas Escolas Estaduais Joaquim Isidoro e Marina Grohmann Soares Fernandes. Já em Presidente Prudente/SP, fez parte dos quadros escolares das Escolas Estaduais Antônio Fioravante de Menezes e Monsenhor Sarrion. Também em Prudente, iniciou a faculdade de Gestão de Negócios.

Na área profissional, Marcelo se tornou empresário no ramo de transporte de combustíveis pela empresa ACJ Logística de Presidente Prudente Ltda. e do ACJ Auto Posto, sendo ambas as empresas localizadas em Presidente Prudente/SP.

Sua participação comunitária iniciou-se em 1996 quando na implantação do CONSEC - Conselho de Segurança Comunitário de Presidente Prudente, naquela oportunidade juntamente com o Capitão PM Francisco Lozzi da Costa, começou o trabalho de desenvolvimento da filosofia de Polícia Comunitária, apoiada na época pelo Coronel PM Souza Filho, Comandante do CPA-I 10 e pelo Tenente Coronel PM João Valente, na época Comandante do 18º Batalhão de Policia Militar do Estado de São Paulo.

Neste trabalho, a cidade de Presidente Prudente foi mapeada e dividida em 21 áreas que foram denominadas de módulos, com 21 Presidentes e suas diretorias formadas por integrantes de cada localidade, bem como por um representante da Polícia Militar chamado de comandante de Módulo e demais policiais militares. Logo se fundou o CONSEC-PP que congregava todos os módulos da cidade, sendo eleito um conselho central juntamente com os comandantes do CPA-I 10 E 18º BPM-I. Naquela oportunidade, Marcelo Costilho foi eleito, por 02 mandatos, Presidente de todos os módulos de Presidente Prudente com o nome de Presidente do CONSEC-PP.

Muitas ações foram realizadas em prol da segurança pública seguindo os preceitos do art. 144 da Constituição Federal que expressamente informa em seu caput que: "A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio".

Dentre as ações realizadas estão: viagem de todos os integrantes para São Paulo, capital, em audiência pública com o Secretário de Segurança Pública, Marcos Petreluzzi para solicitar aumento de efetivo, melhoramento dos equipamentos e viaturas, implantação da cavalaria, instalação do helicóptero águia. As ações e resultados foram reconhecidos por diversos órgãos de Segurança Pública como, por exemplo, o Comando de Polícia na capital na Comissão de Policia Comunitária chefiada pelo Coronel PM Suzano.

Hoje Presidente Prudente vive um momento impar na questão de seguridade e todos que tanto trabalharam na época se sentem honrados pelos resultados obtidos, pode-se dizer que a Polícia Comunitária em nossa comunidade funciona.

Marcelo também participa do Grupo Escoteiro Guayporé 186/SP desde 2002, sendo eleito Presidente da APAG - Associação de Pais e Amigos do Guayporé, entidade mantenedora do Grupo Escoteiro Guayporé. A mesma é reconhecida como utilidade pública desde 20 de novembro de 2014.

Atualmente atua como Diretor Presidente do Grupo Escoteiro Guayporé, uma de suas atribuições dentro do grupo é ser responsável pela organização de atividades sociais, filantrópicas, culturais e educacionais na cidade e região com as crianças e jovens do grupo, dentre elas destacam-se;

- Evento em prol do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa/Santa Casa de Presidente Prudente;

- Projeto Curta o Saber/Colunas do Saber desenvolvido nos bairros de Presidente Prudente onde leva: civismo, cultura, esporte e lazer com apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo 18º BPM-I e Prefeitura Municipal;

- Maio Amarelo, juntamente com a SEMAV, campanha educativa de prevenção Trânsito;

- Desfile de 09 de julho;

- Desfile de 07 de Setembro;

- Desfile de 14 de Setembro;

- Campanhas de doação de alimentos juntamente com o Fundo Social de Solidariedade;

- Campanhas diversas de conscientização sobre assuntos de interesse público.

Ainda sobre o Grupo Escoteiro Guayporé, foi fundado em 16 de agosto de 1986 e manteve suas atividades com o apoio do 18º Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo e hoje mantém atividades em sede própria, doada pela Prefeitura Municipal na Cidade da Criança, contando com o apoio da mesma e do CIOP.

O grupo possui hoje mais de 250 integrantes, somando-se crianças, jovens e pais de apoio envolvidos no trabalho na Tropa Avestruz e Comissão de eventos, bem como a Diretoria da APAG - Associação de Pais e Amigos do Guayporé.

Tanto o Grupo Escoteiro Guayporé quanto a APAG são reconhecidos como de utilidade pública pela Câmara Municipal de Presidente Prudente, tal reconhecimento colaborou muito com a credibilidade nas ações.

Dentro do Movimento Escoteiro, Marcelo Costilho galgou todos os cursos de preparação de atualização que um adulto pode fazer, sendo outorgado com medalha de Gratidão e medalha de Honra ao Mérito de bons serviços prestados.

Após todos os preparos e cursos realizados foi outorgado como Chefe Mundial, concluído assim etapa do Curso Avançado, sendo hoje Chefe I.M (Insígnia da Madeira), com essa honraria em qualquer parte do mundo nos 216 países onde se pratica o Movimento Escoteiro ele é reconhecido como CHEFE MUNDIAL.

É importante ressaltar que o Grupo Escoteiro Guayporé tem a missão de formar cidadãos compromissados com seus Deveres para com:

DEUS

PÁTRIA

CONSIGO MESMO/PRÓXIMO

Devido a todas as ações acima trabalhadas, com crianças e jovens de 07 a 21 anos, o grupo foi reconhecido como Grupo Padrão no Grau Ouro, essa honraria é conquistada cumprindo todos os itens de avaliação de nível Nacional, tal conquista é motivo de orgulho.

O homenageado também exerce função na Ordem DeMolay como consultor do Capitulo Presidente Prudente 10/655 e da Cavalaria Guardiões do Oeste Paulista. A Ordem DeMolay trabalha com jovens do sexo masculino dos 12 aos 21 anos e tem como objetivo a formação de líderes em nossa sociedade com preceitos pautados nas 7 Virtudes Cardeais que são elas; Amor Filial, Reverência pelas coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.

O homenageado também foi condecorado com outras honrarias dentre elas destacam-se as seguintes:

- Honra ao Mérito pelos serviços prestados a FAB - Força Aérea Brasileira na Base Aérea de São Paulo em Guarulhos;

- Menção Honrosa pelo Rotary Leste de Presidente Prudente pelos trabalhos realizados na fundação e desenvolvimento do CONSEC-PP Conselho de Segurança Comunitário de Presidente Prudente, dentro da Filosofia de Policia Comunitária;

- Reconhecimento Estadual pelos relevantes serviços prestados ao Movimento Escoteiro;

- Reconhecimento Nacional pela Ordem DeMolay com a outorga "Tirando o Chapéu" através do trabalho desenvolvido no Capitulo Presidente Prudente da Ordem DeMolay em nível local, regional e nacional;

- Moção de Aplauso pelos relevantes serviços prestados ao Movimento Escoteiro através do Grupo Escoteiro Guayporé em Presidente Prudente e Região;

- Cartão de Prata outorgado pela Câmara Municipal de Presidente Prudente, em razão dos relevantes serviços prestados à comunidade no desenvolvimento do Movimento Escoteiro através do Grupo Escoteiro Guayporé;

- Medalha de Gratidão Grau Bronze nível Nacional pelos relevantes serviços prestados ao Movimento Escoteiro em especial a Coordenação da campanha "SEMPRE A NO TRANSITO" ação de conscientização no trânsito que pode reunir em Presidente Prudente cerca de 450 escoteiros de Presidente Prudente, Assis, Primavera, Ilha Solteira, Promissão e que teve repercussão local, estadual e nacional;

- Medalha de Bons Serviços há mais de 10 anos prestados ao Movimento Escoteiro, outorga reconhecida Nacionalmente;

- Medalha do Cinquentenário do 18º Batalhão de Policia Militar do Interior do Estado de São Paulo, outorga concedida pelo Comandante do 18º Batalhão e pelo Comandante Geral da Policia Militar do Estado de São Paulo, sob o decreto de Lei estadual nº 61848.

Por fim, neste ano de 2017, ano do Centenário de Presidente Prudente foi eleito Presidente da Comissão do Centenário através do Decreto nº 27.699/17. Essa Comissão tem como missão organizar e buscar ações e homenagens que nossa sociedade possa realizar no ano do Centenário, alinhando ações que devem ocorrer em cada entidade e na comunidade para promover o bem estar e desenvolvimento de nossa cidade.

Plenário "Dr. Francisco Lopes Gonçalves Correia", em 29 de março de 2017.

ENIO PERRONE

Vereador-Autor

Reportar erro

Próxima Sessão

Sessão Ordinária

04/12/2017