Data: 07/11/2018 Hora: 14:01:25
Câmara de Prudente disponibiliza ferramenta para desenvolvedores
Com Dados Abertos, cidadão pode utilizar, reutilizar e distribuir livremente informações sobre proce

Foto:Reprodução/Site da Câmara

A Câmara Municipal de Presidente Prudente disponibiliza, com a reformulação de seu site, a ferramenta para desenvolvedores Dados Abertos. Nela, o cidadão pode utilizar, reutilizar e distribuir livremente informações sobre processos legislativos.

Neste espaço, é possível baixar os dados apresentados no portal da Câmara Municipal de Presidente Prudente, em formato aberto, possibilitando que os usuários façam cruzamentos e análises específicas, de acordo com suas necessidades. Os arquivos são disponibilizados em formato JSON e XML.

Para encontrar esta opção, o usuário deve acessar o menu Transparência no topo do site da Câmara Municipal (www.camarapprudente.sp.gov.br) e escolher a opção Dados Abertos.

No Processo Legislativo, podem ser acessados conteúdos de Indicações, Moções, Requerimentos, Projetos de Lei e de Emenda a Lei Orgânica, a Parecer do Tribunal de Contas do Estado. Já em Legislação, estão disponíveis Leis Ordinárias, Leis Complementares, Resoluções, Decretos Legislativos e Emendas a LOM.

A disponibilização deste recurso, aliás, é mais um dos atos em prol da transparência da Casa de Leis para a população, da atual Mesa Diretora, que tem como presidente o vereador Enio Perrone, vice-presidente Demerson Dias, primeiro secretário Ivan Junior e segundo secretário Natanael Gonzaga.

Importante ressaltar que nos últimos anos, por exemplo, foi realizada a contratação por meio de concurso público do Controlador Interno, que audita as próprias ações, compras e tomadas de decisões administrativas do Poder Legislativo municipal; a criação do Departamento Jurídico; e, ainda, a implantação da Ouvidoria.

A implantação do Dados Abertos foi idealizada pelo Analista Legislativo de Tecnologia da Informação (TI) André da Rocha Silva, servidor efetivo da Câmara. De acordo com o profissional, este serviço fornece dados sobre as atividades parlamentares da Casa para qualquer cidadão que possa se conectar a internet.

"Mas este serviço é diferente das notícias e materiais disponibilizados. O Dados Abertos é um serviço para máquinas e programas, o que facilita o processamento em computadores", pondera Silva.

19/11/2018