Data: 04/01/2019 17:23:00
Tenho orgulho de ser criado em projeto social, relembra Natanael Gonzaga
Em seu terceiro mandato, vice-presidente da Mesa Diretora fala sobre carreira esportiva e política

Prudentino, "nascido e criado na zona norte" no dia 26 de setembro de 1963 no distrito de Ameliópolis, em Presidente Prudente, o agora vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Presidente Prudente, vereador Natanael Gonzaga da Santa Cruz, fala com orgulho em ter sido criado em projeto social.

"Aos sete anos de idade passei a ser criado também no Projeto Social S.O.S [Serviço de Obras Sociais]. Tenho maior orgulho, pois viver naquele local foi um orgulho, um brilho e, principalmente, um encaminhamento para minha vida. Fico muito honrado deste local, que fui muito bem acolhido", recorda o parlamentar.

Em seu terceiro mandato, o parlamentar fala com o Departamento de Comunicação Institucional do Legislativo prudentino sobre família, carreira profissional como jogador de futebol e o início na política.

"Sou filho dos baianos Teófilo Gonzaga da Santa Cruz e Lídia Rosa da Santa Cruz. Meu pai foi criado na zona rural da Bahia e veio para Ameliópolis tirar leite, furar poço, bater amendoim, sempre nessa área. Tenho muita admiração por ele", fala o vereador. "Assim como também tenho pela minha mãe. Senhora competente, amorosa, cuidou dos oito filhos que teve. É meu orgulho, uma pessoa especial na minha vida", acrescenta.

Natanael Gonzaga também cita a esposa Izilda Barbosa, com quem teve cinco filhos, Nathália, Natanael Junior, Murilo, Samuel e Ana Laura, que lhes proporcionaram dois netos: Sarah e Murilo. "Família linda que constituí junto com minha esposa, sempre espelhado em meu pai, que foi tudo para mim", destaca.

O vereador ainda recorda que na infância também ajudava a família na roça. "Me lembro como hoje. Com pouco mais de 10 anos de idade, batia e chacoalhava amendoim ainda pela madrugada, com geada sobre a cabeça, colhíamos algodão", pontua.

"Depois consegui me dedicar ao esporte. Tinha talento para o futebol. Comecei na zona rural. Meu primeiro time foi o Montalvão, no cascudinho, depois primeirinho, que eram as categorias da época. Um árbitro me viu jogando e me indicou para a Seleção de Prudente, quando participei dos Jogos Abertos", fala o vereador sobre seu início como jogador de futebol.

Para se tornar profissional, conseguiu chegar ao Corinthians de Presidente Prudente, em 1983. "Joguei no juvenil por pouco tempo e no mesmo ano já fui para o time principal. No ano seguinte já estava como titular do time. Me destaquei e fui jogar na Ponte Preta de Campinas e na Ferroviária de Araraquara. Já em 1986, joguei no Dom Bosco de Cuiabá. Além do Corinthinha de Presidente Venceslau e no Beira Rio de Presidente Epitácio", aponta.

O parlamentar menciona que, após a carreira como profissional, passou a trabalhar em projetos da Prefeitura de Presidente Prudente. Quem lhe deu a primeira oportunidade foi o então prefeito Agripino de Oliveira Lima Filho. "Foi uma pessoa que me ajudou; me dava muito bem com ele; e também orientava e questionava como a gente aplicava nosso dinheiro", ressalta.

"Trabalhei em vários projetos sociais, que consegui tirar crianças e jovens das ruas, das drogas. Hoje, vários destes jovens me visitam na Câmara para agradecer: são professores, advogados, médicos, jogadores de futebol que chegaram a jogar no Corinthians Paulista, outro no Cruzeiro de Belo Horizonte e até no exterior", menciona.

Sobre o início na carreira política, Natanael Gonzaga credita o incentivo aos pais dos alunos dos projetos sociais. "Trabalhei oito anos na Semepp [Secretaria Municipal de Esporte] como professor destes meninos. E os próprios pais que me apoiaram em ser candidato a vereador em Presidente Prudente. 'Entra que você vai ganhar', diziam. Na primeira vez já fui eleito. O reconhecimento veio dos meus trabalhos nas escolinhas de futebol e projetos sociais", credita.

Veja a entrevista completa com Natanael Gonzaga no vídeo abaixo:

29/04/2019