Data: 12/04/2019 16:50:05
Após requerimento, “Corujão da Saúde” será ampliado para Prudente
Na região devem ser realizados 48.309 exames para zerar demanda por diagnósticos

Ed Thomas, Demerson Dias e João Doria durante almoço em Prudente nessa quinta-feira

Nesta sexta-feira (12), o governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciou a ampliação do "Corujão da Saúde" para mais quatro regiões do Estado a partir deste mês, incluindo Presidente Prudente. As informações são do portal do Governo e ocorrem após o presidente da Câmara Municipal, vereador Demerson Dias (Demerson da Saúde), entregar pessoalmente cópia do Requerimento Nº 7609/17, que trata sobre o mesmo assunto, acompanhado do deputado estadual Ed Thomas.

O parlamentar entregou o documento a João Doria nessa quinta-feira (11), durante almoço em Presidente Prudente, após inauguração do 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep).

No requerimento aprovado pela 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Demerson da Saúde apontou a necessidade do Estado realizar o "Corujão da Saúde" no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Hospital Regional (HR) e, ainda, no Hospital Estadual, na Santa Casa e no Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente (HRCPP).

De acordo com informações do Portal do Governo do Estado, serão realizados na região de Presidente Prudente 48.309 exames. A previsão é de 5.980 endoscopias, 8.426 mamografias e 33.903 exames de ultrassom.

Além de Presidente Prudente, também serão realizados exames nas regiões de Bauru, Baixada Santista e São José do Rio Preto, com um total previsto de 137.229 exames para zerar a demanda por diagnósticos.

O Requerimento de Providências Nº 7609/17, de autoria do vereador Demerson da Saúde, foi apreciado e aprovado na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (8), pelo Plenário da Casa de Leis.

Edital

O edital de chamamento público para os serviços privados de saúde foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta. As propostas deverão ser apresentadas até o dia 19 de abril.

Os exames serão realizados em horários alternativos em hospitais ou laboratórios privados e também com a ampliação da oferta nos serviços da rede própria estadual - hospitais e AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), onde os atendimentos começam na segunda quinzena de abril.

"Corujão da catarata"

Outro ponto abordado no requerimento do vereador Demerson da Saúde é sobre a necessidade de realização de consultas oftalmológicas. O Governo do Estado também anunciou que a partir de maio, o programa também vai englobar cirurgias de catarata em todas as regiões do Estado.

A iniciativa prevê a realização de 6.387 cirurgias extras de catarata entre maio e julho. As operações serão feitas em 36 serviços estaduais de saúde, entre AMEs e hospitais.

Os procedimentos serão realizados em pacientes que estão cadastrados na Cross (Central de Regulação de Vagas do Estado), que já possuem indicação médica e estão aptos a realizá-los.

"Corujão da Saúde"

O programa começou em 25 de fevereiro nas regiões da Grande São Paulo, Campinas e Vale do Paraíba, com meta de 155,2 mil exames. Em apenas 44 dias, foi possível zerar a demanda reprimida de mamografias na Região Metropolitana da capital.

Até o momento, 56,6 mil agendamentos já foram ofertados, e outras 32,8 mil vagas estão disponibilizadas para as três regiões. Nessa fase inicial, o Governo do Estado verificou índice de 28,7% de absenteísmo. A taxa de ausência é considerada alta - em média, para cada quatro exames agendados, ao menos um acaba adiado por não comparecimento do paciente.

Confira no arquivo abaixo a íntegra do requerimento aprovado.

Requerimento Nº 7609-17

29/04/2019